Portfólio e Outros Instrumentos de Avaliação Formativa
Visão Geral do Curso
O curso analisa teoricamente o significado do portfólio como um instrumento de avaliação formativa, e instrumentaliza os educadores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental em reflexões que visam estabelecer e orientar parâmetros para a elaboração deste recurso.
O uso do portfólio na Educação é recente. Em muitas escolas, a prática de arquivar as atividades numa caixa ou pasta é bastante comum, porém não podemos considerar tal coletânea como um portfólio se não houver análise e reflexão de todos os envolvidos no processo educativo. Ele pode ser definido como uma coleção de amostras significativas que evidenciam o desenvolvimento da criança num determinado período. Essas amostras podem ser iniciadas num foco em uma aprendizagem específica e, progressivamente, isto pode ser ampliado. Desse modo, os educadores têm a oportunidade de experimentar, refletir, adequar-se e dominar esse instrumento de avaliação.
O olhar investigativo e a prática reflexiva das crianças, dos familiares e dos educadores são fundamentais para que a sala de aula seja transformada numa comunidade de aprendizagem na qual todos pensam, planejam, reveem suas ações e seus trabalhos.
Desse modo, educadores, crianças e familiares envolvem-se no desafio de tentar entender o que as crianças sabem e como pensam sobre o que se ensina, o que já aprenderam e o que ainda falta aprender.
Modalidade
Carga Horária
Público Alvo
Principais conceitos
- Avaliação formativa.
- Observação.
- Registro e reflexão.
- Portfólios: matrizes teóricas.
- Focos de aprendizagem.
- Avaliação.